Logo UFG

FM e Maternidade Dona Iris instalam Residência Médica

    O Hospital e Maternidade Dona Iris, da rede de saúde de Goiânia, abriu as portas do seu auditório na manhã do dia 07 de março, segunda-feira, para celebrar a instalação da Residência Médica e início do ano letivo para 18 residentes nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Mastologia e Neonatologia, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFG.

    O Hospital e Maternidade Dona Iris, da rede de saúde de Goiânia, abriu as portas do seu auditório na manhã do dia 07 de março, segunda-feira, para celebrar a instalação da Residência Médica e início do ano letivo para 18 residentes nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Mastologia e Neonatologia, em parceria com a Faculdade de Medicina da UFG. A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Machado e do dirigente da  Diretoria Acadêmica da FM, professor Waldemar Naves do Amaral, além da diretoria da Maternidade, à frente médico Maurício Viggiano.

    São 18 novos residentes – seis na área de Pediatria, sete em Ginecologia, dois em Mastologia e quatro em Neonatologia  e Terapia Intensiva – que desenvolverão suas atividades acadêmicas relativas  à RM nos anos 2016 e 2017. A solenidade teve, além da instalação da Residência, duas outras comemorações: homenagem às mulheres da Casa pelo Dia Internacional da Mulher neste  08 de março e a reinauguração de escultura em homenagem às mães, de autoria da artista plástica Maria Guilhermina, instalada no saguão da Maternidade.

    Ao abrir a solenidade, o diretor geral Maurício Viggiano cumprimentou especialmente os novos residentes desejando-lhes total sucesso e mencionou que a instalação da Residência  nas quatro áreas já mencionadas era um sonho que vinha sendo acalentado desde a reabertura da maternidade, em 2012. Em seguida, o dirigente da Comissão de Residência Médica, médico Sandro Batista Rodrigues, também saudou os novos residentes e sugeriu que todos aproveitem da melhor maneira o período de RM que, segundo disse, é uma das etapas mais importantes na formação do médico.

    Falou ainda o professor Waldemar Naves do Amaral, da Diretoria Acadêmica da FM/UFG junto à Maternidade e ressaltou a qualidade técnica da unidade hospitalar  que pode ser comparada às melhores do país. Também parabenizou os novos residentes o chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina/UFG,  professor Washington Luis Ferreira Rios, que enalteceu a parceria de excelência entre a FM e a Maternidade com vistas à produção científica, que se enriquecerá mais ainda com a entrada nesse circuito da Maternidade Nascer Cidadão e a futura maternidade do oeste de Goiânia, prevista para breve.

    Por fim falou  o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, que ressaltou a importância da RM naquela unidade, principalmente porque ainda é grande  a carência de profissionais nessa área. E garantiu que quando do funcionamento da nova maternidade do oeste, previsto para 2017, todos os atendimentos e partos do Sistema Único de Saúde serão realizados em maternidades públicas, com atendimento humanizado.

    Ao final, as mulheres foram homenageadas pelo seu dia com palmas e todos se deslocaram até o saguão da Maternidade para descerramento e reinauguração  da peça da artista plástica Maria Guilhermina “Homenagem às Mães”, esculpida em pedra sabão. A autora explicou que a peça foi esculpida na década de 70 por ocasião da inauguração da Maternidade e  desaparecida por longo tempo com a desativação da unidade. Recentemente foi encontrada nos entulhos da antiga unidade e agora restaurada pela autora, para voltar ao seu lugar de origem e homenagear as mulheres que buscam atendimento na Maternidade Dona Iris.

 

 

08/março/2016