Departamento de Saúde Mental da FM tem nova chefia

 

 

                      O Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal  da Faculdade de Medicina da UFG tem a partir desta data, 31 de março, nova chefia.  Trata-se do Professor José Reinaldo do Amaral, que assume o cargo para  mandato de dois anos - por sinal seu quinto mandato à frente do Departamento - com a conclusão de idêntico período da  até então chefe,  professora Berta Baltazar Elias. Como subchefe do Departamento, assume o Professor Rodolfo Nunes Campos, cargo que vinha sendo ocupado  pela Professora Maria das Graças Nunes Brasil. A nova chefia foi eleita pela unanimidade dos seus pares.

                     A cerimônia aconteceu na Sala de Reuniões da FM às 10 horas, sob o comando do vice-diretor da Faculdade, Professor Antonio Fernando Carneiro, que ao dar posse à nova chefia, parabenizou e agradeceu a gestão  anterior pelos serviços prestados à Escola. À oportunidade, entregou às Professoras Berta Baltazar  e Maria das Graças Brasil  Certificado de Homenagem ao Mérito concedido pela FM a ambas, “por sua excelente atuação junto ao Departamento”. E também ao Professor Jose Reinaldo pela “brilhante” gestão à frente da Comissão de Residência Médica (Coreme), encerrada recentemente.

                     São nove os docentes integrantes do Departamento de Saúde Mental  e  Medicina Legal: os professores José Reinaldo do Amaral, Berta Baltazar Elias, Maria Amélia Dias Pereira, Maria das Graças Nunes Brasil, Patrícia Gonçalves de Moraes, Paulo Maurício de Oliveira, Marcelo Trindade Júnior, Murilo  Ferreira Caetano e Rodolfo Nunes Campos. Esses docentes são responsáveis na graduação de Medicina pelo módulo do segundo ano Humanidades, que compreende História da Medicina, Bioética e Psicologia Médica; do quarto ano, Psiquiatria e Medicina Legal; e quinto  ano,  Estágio de Psiquiatria.

                  Além desses módulos, os docentes do Departamento de Saúde Mental atuam também na Residência Médica e em vários serviços  de atendimento ambulatorial  junto ao Hospital das Clínicas da UFG. Entre eles, Transtorno do Humor, Transtorno da Ansiedade, Transtorno Delirante, Transtorno Mental Orgânico, Transtorno de Neuropsiquiatria da Infância e do Adolescente, Centro do Humor e Psiquiatria de Ligação Interconsulta. O Departamento atua ainda no Serviço de Psicogeriatria e coordena as atividades da Liga Acadêmica de Saúde Mental.