Weby shortcut

Notícias

Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
“Medicina em Concerto” apresenta Recital do Quarteto UFG
Em 24/06/2019 às 10:18

            O projeto Cultural “Medicina em Concerto” da Faculdade de Medicina da UFG tem nova apresentação neste mês de junho dia 24 com a presença do Recital do Quarteto UFG, será apresentado no Teatro Asklepíos da FM, às 19:30 horas, com a entrada franca.

O Quarteto UFG foi formado em 2017 por Anderson Rocha, Andréa Luísa Teixeira, Luís Carlos Furtado e Robervaldo Linhares, com o intuito primeiro de divulgar a música luso-brasileira, já com convites para atuar em Portugal e Espanha. Os concertos foram sucesso de crítica e público, como segue excerto do Jornal da Galícia (http://pgl.gal/quarteto-ufg-goias-compostela/), sobre concerto do Quarteto UFG realizado no Conservatório Professional de Música de Santiago de Compostela – Espanha, publicado em 14/11/2017 por Isabel Rei Samartim:

...Vindo de Goiás, recebemos no Conservatório o excelente Quarteto UFG (Universidade Federal de Goiás) que em dia 8 de novembro de 2017 nos honrou com um concerto maravilhoso de música brasileira, portuguesa e galega... Agora o Quarteto UFG está em Lisboa porque toca, no dia 14, no Museu Nacional da Música. Na sua gira atlântico-europeia, o quarteto pousou as suas asas nas antigas Compostela, Braga e Lisboa. Como num passo de dança magistral, a teia da cultura que nos une tocou três pontos-chaves da nossa história.

             O projeto cultural “Medicina em Concerto” foi idealizado e implantado pelo professor Heitor Rosa, então diretor da Faculdade de Medicina da UFG em 2007, destinado a despertar e aprimorar na comunidade acadêmica o gosto pela música de qualidade, com apresentações musicais mensais. Aconteceu regularmente por seis anos, mas foi suspenso ao fim daquele período, motivado por reformas indispensáveis na área física do Teatro Asklepiós. Voltou este ano e acontece regularmente a cada mês, sob a coordenação dos professores e músicos Consuelo Quireze e Fernando Cupertino.

 

 

 

 

Primeiro Professor Titular de Neurologia do departamento de Clínica Médica
Em 10/06/2019 às 08:49

          No dia 31 de maio de 2019, o Professor Dr. Leonardo Ferreira Caixeta do Departamento de Clínica Médica obteve nota máxima "10,0" na avaliação de pessoal docente à promoção para a classe "E" com denominação de docente titular da Faculdade de Medicina da UFG. 

Convite Defesa de Memorial
Em 29/05/2019 às 10:32

            A Direção da Faculdade de Medicina da UFG tem a hora de convidar a todos, para participarem da Defesa de Memorial da Professora Dr Maria Auxiliadora, a realizar-se no dia 11 de junho de 2019, às 08h na sala 04 da Faculdade de Medicina UFG. E a Defesa de Memorial do Professor Dr Leonardo Ferreira Caixeta a realizar-se no dia 31 de maio de 2019 no Anfiteatro da Faculdade de Medicina UFG, para Avaliação à classe "E" com denominação de Docente Titular da Faculdade de Medicina UFG. 

             

           

 

Professor da Faculdade de Medicina da UFG recebe premiação nos Estados Unidos
Em 22/05/2019 às 08:55

        Durante o Congresso da American Thoracic Society (ATS), em Dallas nos dias 16 a 22 de maio. O Professor Dr Marcelo Fouad Rabahi, recebeu o  certificado de reconhecimento da ATS,  com o título de fellow. Essa foi a primeira vez que um médico brasileiro ganhou essa certificação. No mesmo congresso a equipe de pesquisa liderada pelo Dr Marcelo  Fouad teve um trabalho premiado que foi apresentado pela médica Ana Carolina Ferreira, esse trabalho foi escolhido como um dos melhores trabalhos apresentados durante esse congresso.  

 

 

“Medicina em Concerto” apresenta Coro Juvenil de Goiânia
Em 16/05/2019 às 08:43

            O projeto Cultural “Medicina em Concerto” da Faculdade de Medicina da UFG tem nova apresentação neste mês de maio dia 27, com a presença do Coro Juvenil de Goiânia, será apresentado no Teatro Asklepíos da FM, às 19:30 horas, com a entrada franca.                                              

Curso de Qualificação em Crescimento e Desenvolvimento - Parceria UFG e Regional de Saúde Oeste II
Em 07/05/2019 às 10:51

     Data: 07/05/2019.

   

Autores: Profa. Dra. Bárbara Souza Rocha
Profa. Dra. Natália Del Angelo Aredes
Profa. Dra. Maria Goretti Queiroz
Profa. Dra. Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes
Profa. Dra. Thais Rocha Assis
Enf. Maria Aparecida de Oliveira Rodrigues
Prof. Dr. Sebastião Leite Pinto
Profa. Dra. Lusmaia Damaceno Camargo Costa

 

Encerramento do primeiro dia do módulo III

Encerramento do primeiro dia do módulo III. Capturada por Thaís R. Assis, março 2019.

 

         Entre Janeiro e Março de 2019, a UFG por meio das Faculdades de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia em parceria com a Regional de Saúde – Oeste II realizou o Curso de Qualificação em Crescimento e Desenvolvimento da criança para Profissionais da Atenção Primária à Saúde. O curso aconteceu em três módulos que tinham como objetivos discutir a atualização, planejamento, acompanhamento e vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil além de fortalecer a atuação e a articulação dos profissionais de saúde das diferentes áreas em práticas colaborativas mais efetivas.

“Medicina em Concerto” apresenta Coro Sinfônico de Goiânia
Em 16/04/2019 às 10:53

           O projeto Cultural “Medicina em Concerto” da Faculdade de Medicina da UFG tem nova apresentação neste mês de abril, dia 29, com a presença do Coro Sinfônico de Goiânia, será apresentado no Teatro Asklepíos da FM, às 19:30 horas, com a entrada franca. Neste mês o tema do Medicina em Concerto será: De mãos dadas para a comunidade.

Colação de Grau Especial realizada na FM
Em 11/04/2019 às 09:12

        Realizou-se na quarta-feira, 10 de abril de 2019, às 11:00 da manhã a Colação de Grau Especial, para dois concluintes do Curso de Medicina da UFG, Turmas 57 e 61.   

        A cerimônia simples, mas cumprindo todos os ritos protocolares de uma Colação de Grau oficial e solene, realizou-se no gabinete da direção na sede da FM e foi presidida pelo Diretor Dr. Antônio Fernando Carneiro, tendo como testemunha a Professora Dra. Rosane Ribeiro F. Alves, coordenadora do curso de medicina da UFG.

     Participaram da Colação de Grau Especial: Alex de Alvarenga Cardoso e Jéssica Roriz da Costa, concluintes do primeiro semestre letivo do ano de 2019 do Curso de Medicina, Bacharelado, Modalidade: Ensino Presencial.                                

      Assim, diante da mesa diretora, o acadêmico Alex de Alvarenga leu o Termo de Compromisso - que já se tornou uma praxe na FM/UFG – documento idealizado para que os concluintes egressos da Faculdade firmem o compromisso de fidelidade e gratidão à Escola que os formou. Em seguida, Jéssica Roriz fez formalmente o Juramento de Hipócrates. Na sequência, foi lido o Termo de Colação de Grau Especial pelo coordenador administrativo da FM, Roberto Bueno Fernandes, assinado após pelos professores presentes e pelos novos médicos.

     Ao término da cerimônia, a professora testemunha do ato, Dra. Rosane Ribeiro cumprimentou os novos médicos, desejou-lhes sucesso na caminhada. Em seguida o coordenador administrativo da FM, Roberto Bueno Fernandes que, ao cumprimentar os novos médicos, parabenizou e desejou-lhes também muito sucesso nesta nova jornada. 

   Por fim afirmou novamente o presidente da cerimônia, professor Dr. Antônio Fernando, que mais uma vez cumprimentou os novos médicos e a seus pais por toda dedicação nos anos de formação e pela conquista do diploma, lembrando a eles que a ética e a gratidão deve estar sempre presente na atuação profissional de cada um, e por fim desejou-lhes sucesso e que eles façam medicina por amor.

 

 

1er COLLOQUE INTERNATIONAL "SOCIO-CLINIQUE INSTITUTIONNELLE ET SANTÉ COLLECTIVE" (02 e 03 de maio de 2019)
Em 11/04/2019 às 08:38

        O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (NESC/IPTSP/UFG) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia e professores da Faculdade de Educação, o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e professores da Faculdade de Medicina realizam pela primeira vez o Colloque International "Socio-Clinique Institutionnelle et Santé Collective".

        O colóquio será um espaço de debates, reflexões, intercâmbios entre o Brasil e a França e de divulgação de conhecimento sobre a análise institucional e a saúde coletiva.

        Como uma área interdisciplinar e interprofissional promoverá uma intensa troca de conhecimentos e experiências entre diversas áreas do conhecimento, como a Saúde Coletiva, a Psicologia, a Enfermagem, a Medicina, as Ciências Sociais, a Educação, entre outras.

Inscrições: O pagamento das inscrições podem ser feitos via depósito ou transferência bancária. Em breve também disponibilizaremos o link da FUNAPE para a geração do boleto bancário.

Banco do Brasil

Ag.: 0086-8

C/C: 19772-6

Centro de Custo: 34.161

O site do evento é: eventos.ufg.br/SOCLI

luto
Nota de falecimento
Em 04/04/2019 às 09:14

     Com muito pesar, a Diretoria da Faculdade de Medicina da UFG informa à comunidade acadêmica o falecimento de Humberto Getúlio Nogueira Costa,  pai do servidor Humberto Costa Filho. O sepultamento será no cemitério Parque Memorial em Goiânia, às 11 horas da manhã.  

      Á família enlutada a Diretoria e toda a comunidade da Faculdade de Medicina apresentam os mais sinceros pêsames, aos familiares e amigos.

 

Evento: "Desmistificando a violência obstétrica"
Em 29/03/2019 às 08:21

          A Secretaria Estadual da Saúde por meio da Superintendência de Políticas de Integral Atenção à Saúde, convida a todos para participar do evento: "Desmistificando a violência obstétrica" que será realizado no dia 03 de abril (quarta-feira) no auditório do Ministério Público do Estado.O evento contará com vários profissionais especialistas na área. É gratuito e com vagas limitas.

 

Para se inscrever acesse o link abaixo:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46324

 

Programação: ok 

 

 

“Medicina em Concerto” apresenta Quinteto Metais do Cerrado
Em 25/03/2019 às 08:32

           O projeto Cultural “Medicina em Concerto” da Faculdade de Medicina da UFG tem nova apresentação neste mês de março, dia 25, com a presença do Quinteto Metais do Cerrado, será apresentado no Teatro Asklepíos da FM, às 19:30 horas, com a entrada franca. Neste mês o Medicina em Concerto é em homenagem aos calouros e familiares.

          O projeto cultural “Medicina em Concerto” foi idealizado e implantado pelo professor Heitor Rosa, então diretor da Faculdade de Medicina da UFG em 2007, destinado a despertar e aprimorar na comunidade acadêmica o gosto pela música de qualidade, com apresentações musicais mensais. Aconteceu regularmente por seis anos, mas foi suspenso ao fim daquele período, motivado por reformas indispensáveis na área física do Teatro Asklepiós. Voltou este ano e acontece regularmente a cada mês, sob a coordenação dos professores e músicos Consuelo Quireze e Fernando Cupertino.

 

 

 

Seminário Tuberculose, um desafio persistente
Em 18/03/2019 às 11:10

        A Liga Acadêmica do Sono e do Pulmão convida todos a participarem do Seminário Tuberculose, um desafio persistente. Em nome do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, realizaremos um seminário destinado a discussão entre profissionais e acadêmicos da área da saúde acerca dos desafios no enfrentamento da tuberculose. 

Inscrições via link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=45921

Faculdade de Medicina UFG:  R. 235, s/n - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-050

Normas Complementares ao Edital PROGRAD nº. 49, de 04 de dezembro de 2018.
Em 11/01/2019 às 09:51

           O DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, nos termos da Resolução CEPEC nº. 1604/2018, torna público as Normas Complementares ao Edital PROGRAD nº. 49, de 04 de dezembro de 2018, da Pró-Reitoria de Graduação/Coordenação Geral de Monitoria dos Cursos de Graduação da UFG, visando seleção de discentes dos cursos de graduação para o Programa de Monitoria 2019/1.

ok

 

Comemoração dos 50 anos de formados no curso de medicina
Em 10/12/2018 às 09:21

                    No dia 07 de dezembro de 2018, às 10 da manhã, realizou-se uma Cerimônia de Comemoração dos 50 anos de formados no curso de medicina da UFG. A comemoração foi executada na sala 3 no piso superior da Faculdade de Medicina.                                                            

Prêmio de Melhor Professor do ano
Em 30/11/2018 às 11:39

          O Departamento de Cultura e Eventos – Centro Acadêmico XXI de abril parabeniza o Professor Dr. Rui Gilberto Ferreira da Faculdade de Medicina da UFG, com o título de melhor professor do ano, por toda dedicação e competência em sua profissão. A Homenagem foi realizada no dia 28 deste mês às 18:30 no Teatro Asklepiós, localizado na Faculdade de Medicina da UFG.